SINPROF satisfeitos com aprovação do Estatuto da Carreira  do Docente mas aguardam publicação em Diário da República

SINPROF satisfeitos com aprovação do Estatuto da Carreira  do Docente mas aguardam publicação em Diário da República

O presidente do (SINPROF), Guilherme Silva, disse estar satisfeito com a aprovação do Estatuto da Carreira Docente pelo Governo. Porque vai garantir a melhoria das condições salariais e de trabalho dos professores.

Com a aprovação do Estatuto da Carreira Docente vai iniciar-se o processo de actualização de categorias  Como forma de se valorizar, dignificar e promover o professor angolano que enfrenta vários problemas”, disse Guilherme Silva.

O sindicalista espera agora que o Estatuto da Carreira Docente, aprovado hoje em Conselho de Ministros, seja “urgentemente” publicado no Diário da República.

Segundo o presidente do SINPROF, com aprovação do estatuto as autoridades estarão em condições de actualizar categorias profissionais de professores. Efectuar o pagamento dos suplementos remuneratórios e a regularização da transição do regime probatório. Que eram as principais exigências dos professores durante as últimas greves realizadas.

O Sinprof esteve cada vez mais forte e unido, esteve sempre aberto ao diálogo e entregou as suas contribuições para o enriquecimento do novo estatuto. Vamos ver no Diário da República se esta lá tudo cumprido” reiterou.

Pelo seu lado, o presidente da Associação dos Professores de Angola (APA), Manuel Inácio Gonga, saudou o Executivo de João Lourenço por ter viabilizado a aprovação do Estatuto da Carreira Docente.
“Hoje é um dia muito especial para os professores angolanos”, observou Manuel Inácio Gonga, destacando o papel desempenhado pelos sindicatos que pressionaram o Governo a aprovar o estatuto.

De acordo com o presidente da Associação dos Professores de Angola, o novo estatuto de carreira vai propiciar a retenção dos agentes no ensino. A estabilidade do corpo de professores bem como a promoção de uma melhor qualificação do factor humano na educação.

 

NovoJornal

Close Menu